espaço de arquitectura . portal de arquitectura portuguesa - projectos de arquitetos - materiais - publicações - bolsa de emprego - directorio de empresas e arquitetos. Página dedicada a todos os arquitectos, onde se pode efectuar pesquisa de concursos de arquitectura, bolsa de emprego, publicações, directorio de empresas, novos materiais, congressos e feiras e links de associações e entidades da area. architecture competitions

Openlab architects

CASA AUTOSUFICIENTE ‘WALKING FLOWING’

Concurso

Vale do Lobo . 2009

 

contacto

 

 

MEMÓRIA DESCRITIVA:

Foi-nos proposto o desafio de projectar uma casa auto-suficiente, optámos por escolher o Algarve como localização mais precisamente Vale do Lobo. Esta região tem um clima mediterrânico, os Invernos são frios e os Verões quentes. Os dados climáticos do local indicam uma grande radiação solar anualmente, sendo ideal para a utilização da energia solar quer para gerar electricidade como produção de água quente.

Durante a primeira visita ao local percebemos de imediato a imponência do lago sobre o terreno, e imediamente nasceu a vontade de utilizar a água como recurso local no projecto.

 

Começámos por explorar o ciclo natural da água (ciclo hidrológico), tentando descobrir como este ciclo poderia-nos ajudar a encontrar novas soluções sustentáveis no uso de uma habitação, sendo assim propomos extender o lago para a vivência da casa (sendo esta uma fonte continua e inesgotável devido à sua ligação com o mar) criando um espelho de água central que funciona como uma grande ‘cisterna’ armazenando e aproveitando a água do elemento natural que a circunda (o lago). O ciclo natural da água juntamente com a orientação solar e a utilização dos ventos predominantes dictarão a forma final da casa, pois foi necessário utilizar várias estartégias de forma a alcançar os multiplos problemas implicitos numa casa auto-suficiente.

 

O pátio de água divide ainda os dois blocos da casa através de o hall de entrada e do espaço exterior (área de estar e refeições) que goza por inteiro deste espaço. Disposemos a parte social para aquele que consideramos ser o elemento principal - o lago.

 

A parte privada eleva-se face ao restante conjunto, servindo dois objectivos: através da cobertura inclinada cria uma queda de água que por sua vez gerará energia e segundo vai buscar a vista de mar e pôr do sol.

 

O sistema de aquecimento e arrefecimento partilham do mesmo principio: aproveitando a água do elemento natural que a circunda (o lago) para ser utilizado num sistema cíclico de circulação de água através de tubos. No bloco da zona de quartos, a água será bombeada do pátio de água para a cobertura, passando por uma caldeira(aquecimento) ou por um refrigerador(arrefecimento), sendo este sistema composto por uma cascata de água que faz a água para o sistema novamente. No bloco da zona social o sistema repete-se usando o pavimento em vez da cobertura.

 

Se por um lado isolamos a casa do ventos frios de Inverno, utilizando uma parede mais espessa em taipa, com isolamento adicional em cortiça (material local), quisemos explorar uma estratégia de utilização dos ventos quentes de Verão, que ao entrar em contacto com a cascata, arrefece o ar antes de entrar em contacto com a casa.

 

As inclinações da cobertura foram definidas de acordo com a máximaexposição solar utilizando uma combinação entre fotovoltaicos e colectores de tubos de vácuo, a cobertura ajardinada acaba for se fundir com o terreno dando acesso a uma horta caseira e providenciando isolamento térmico adicional, reduzindo perdas de calor e ajudando a purificação do ar.

 

A casa foi esculpida pelo vento, pela água, o sol e a terra resultando numa total fusão com a paisagem circundante.

 

FICHA TÉCNICA

 

PROJECTO: Casa auto-suficiente _ ‘Walking Flowing’

 

ARQUITECTURA: Openlab Architects

 

ANO: 2009

 

LOCALIZAÇÃO: Vale do Lobo- Portugal

 

ÁREA: 480m2

 

EQUIPA: Laurent Tek, Go Kawakita

 

PRÉMIOS: Distinguido no World Architecture Awards, 6th cycle

 

LINKS:

http://www.espacodearquitectura.com

 

http://www.oasrs.org

 

http://www.worldarchitecture.org

 

 

 

 ARQUITECTURA

Openlab architects

 

 

 W.

www.openlabarchitects.com

 

@.

info@openlabarchitects.com

 

 t.

Telemóvel: +351 919725274

Telefone: +351 216066960

Fax: +351 216066960

 

m.

Lx Factory

Rua Rodrigues Faria, 103

1300-501 Lisboa